Acerca de mim

A minha foto
Este blog está a ser desenvolvido por alunos do 3º Ano de Farmácia, do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito da Unidade Curricular Farmacoterapia I. Neste espaço pretendemos abordar, ao longo do semestre, informação útil acerca de Infecções Fúngicas, nomeadamente as suas caracterizações patológicas e respectivos tratamentos farmacológicos.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Infecções Fúngicas Subcutâneas

Feoifomicose Subcutânea



A feoifomicose é um termo utilizado para descrever uma ordem heterogénea de infecções fúngicas causadas por fungos pigmentados ou demaciáceos presentes no tecido como hifas irregulares. Estas infecções podem ser causadas por uma ampla variedade de fungos, todos os quais existentes na natureza como saprófitas do solo, da madeira e vegetação em decomposição. Os processos feoifomicóticos podem ser superficiais, subcutâneos ou profundamente invasivos.




Sintomatologia


Geralmente esta infecção apresenta-se como um cisco inflamatório solitário. As lesões ocorrem maioritariamente nos pés e pernas. Crescem lentamente e expandem-se num período de meses ou anos e geralmente são indolores. Se localizada próxima de uma articulação, pode ser confundida com um cisto sinovial e podem dificultar os movimentos.


Manifestação da Feifomicose
Diagnóstico

O diagnóstico é feito quando o cisto é excisado cirurgicamente. No exame histopatologico, a aparência é de um cisto inflamatório com uma cápsula fibrosa. Os elementos fúngicos são vistos destro das células. Os organismos podem crescer em cultura e ser identificados pelos seus padrões de esporulação.




Tratamento


O tratamento principal é a excisão cirúrgica. Algumas lesões podem não reagir bem a este procedimento mas normalmente respondem ao tratamento com itraconazol.

Sem comentários:

Enviar um comentário