Acerca de mim

A minha foto
Este blog está a ser desenvolvido por alunos do 3º Ano de Farmácia, do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito da Unidade Curricular Farmacoterapia I. Neste espaço pretendemos abordar, ao longo do semestre, informação útil acerca de Infecções Fúngicas, nomeadamente as suas caracterizações patológicas e respectivos tratamentos farmacológicos.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Infecções Fúngicas Subcutâneas

Zigomicose Subcutânea




Zygomycetes

A zigomitose subcutânea é também conhecida como entomoftoromicose e é causada por Zygomycetes. Estes causam uma forma subcutânea crónica de zigomicose que ocorre esporadicamente como resultado da implantação traumática do fungo presente em detritos vegetais nos ambientes tropicais. Podem causar infecções em diferentes sítios, uns nos membros das crianças e outros na zona facial dos adultos.



Sintomatologia


Em certos casos os pacientes infectados têm massas discóides, flexíveis e móveis que podem ser bastante grandes e são localizadas no ombro, na pelve, nos quadris ou nas coxas. As massas podem expandir-se localmente. A disseminação ou o envolvimento das estruturas mais profundas é rara.




Noutros casos a infecção está confinada à área facial. A tumefacção é firme e indolor podendo progredir lentamente para envolver a ponte nasal. A deformidade facial pode ser bastante dramática.

 

Diagnóstico

Os tipos de zigomicose subcutânea requerem biopsia para o diagnóstico. O quadro histopatologico é marcado por grupos focais de inflamação. Os organismos podem ser cultivados do material clínico em meio micrológico padrão.




Tratamento


Os tipos de zigomicose podem ser tratados com itraconazol. Alternativamente, tem sido utilizado iodeto de potássio via oral, em solução saturada. A cirurgia facial reconstrutiva pode ser necessária.




Sem comentários:

Enviar um comentário