Acerca de mim

A minha foto
Este blog está a ser desenvolvido por alunos do 3º Ano de Farmácia, do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito da Unidade Curricular Farmacoterapia I. Neste espaço pretendemos abordar, ao longo do semestre, informação útil acerca de Infecções Fúngicas, nomeadamente as suas caracterizações patológicas e respectivos tratamentos farmacológicos.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Infecções Fúngicas Subcutâneas

Micetoma Eumicótico

Os micetomas eumicoticos ocorrem maioritariamente nos trópicos. Um micetoma é definido como um processo infeccioso localizado, crónico e granulomatoso envolvendo os tecidos cutâneos e subcutâneos. É caracterizado pela formação  de múltiplos granulomas e abcessos que contêm grandes agregados de hifas fúngicas. Estas hifas contem células que têm modificações marcadas de estrutura interna e externa, variando de novas duplicações da parede celular à formação de uma matriz extracelular cimentiforme dura. Os abcessos drenam-se externamente através da pele. O processo pode ser bastante extenso e deformante. Os agentes etiológicos do micetoma eumicotico abrangem uma ampla variedade de fungos.

  •  Sintomatologia

Manifestação do micetoma eumicótico

Os pacientes com micetoma eumicotico normalmente apresentam uma infecção de longa duração. A lesão inicial parece um nódulo subcutâneo pequeno e indolor que aumenta de tamanho lentamente. Durante o aumento do nódulo também aumenta a área afectada devido à inflamação. Com o passar do tempo os tratos sinusais aparecem sobre a superfície da pele e drenam um liquido serossanguineo. A infecção vai rompendo os tecidos e destrói localmente o músculo e osso.


  • Diagnóstico
O principal aspecto para o diagnóstico do micotoma eumicotico é o aparecimento de grãos ou grânulos. Estes podem ser visíveis na drenagem dos tratos sinusais ou podem ser expressos numa lâmina de vidro ou então ainda por biopsia.


  • Tratamento
O tratamento do micetoma eumicotico é, geralmente, sem sucesso. Resposta dos vários agentes etiológicos à anfotericina B, terbinafina, cetoconazol ou itraconazol é variável e, muitas vezes, fraca, ainda que possa diminuir a infecção. A excisão local é geralmente ineficaz ou impossível, sendo a amputação o único tratamento definitivo. Como geralmente estas infecções são lentas podem ser reduzidas também por terapia anti-fúngica específica. A decisão de amputar deve ter em consideração a rapidez da progressão, a sintomatologia, a disponibilidade da prótese adequada e as circunstâncias individuais do paciente. Por todas estas razões é imperativo diferenciar o micetoma eumicotico do actinomicotico. A terapia médica geralmente resolve os casos de micetoma actinomicotico.

Sem comentários:

Enviar um comentário