Pneumocistose
- Caracterização
A Pneumocistose é uma infecção oportunista causada pelo fungo unicelular Pneumocystis jiroveci (antigo c), é um organismo que provoca infecção quase exclusivamente em pacientes debilitados e imunodeprimidos, bem como em crianças mal-nutridas. Em doentes com SIDA a infecção é particularmente agressiva. Causa pneumonia em pessoas imunodeprimidas e crianças mal-nutridas. Em doentes com SIDA a infecção é particularmente agressiva.
A infecção é por inalação dos esporos. O tracto respiratório é o principal portal de entrada para P.jiroveci no homem.
- Sintomas clínicos
A doença começa abruptamente com febre, respiração acelerada e tosse discreta sem secreção. Dispneia importante de início sub-agudo, perda de peso, sibilos e fadiga.
- Diagnóstico
O seu diagnóstico é confirmado quase inteiramente com um exame microscópico de material clínico, incluindo o fluido de lavagem brônquica dos alvéolos, o escarro induzido e as amostras de biópsia do pulmão transbrônquica ou aberta. O médico suspeita do diagnóstico pela presença de febre e tosse seca em pacientes com SIDA. Gasometria arterial (hipoxemia), DHL aumentado auxiliam no diagnóstico.
- Tratamento
O tratamento é realizado com medicamentos específicos que actuam contra o microorganismo, classicamente o Trimetroprim-Sulfametoxazol (também conhecido como co-trimoxazol). É comum a co-administração de corticoterapia para evitar a inflamação. As terapias alternativas com pentamida, trimetoprim-dapsona, atovaquona, clindamicina- primaquina, entre outras, têm sido aplicadas em pacientes com SIDA. O tratamento tem geralmente a duração de 21 dias.
muito bom essa topico
ResponderEliminar