Acerca de mim

A minha foto
Este blog está a ser desenvolvido por alunos do 3º Ano de Farmácia, do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito da Unidade Curricular Farmacoterapia I. Neste espaço pretendemos abordar, ao longo do semestre, informação útil acerca de Infecções Fúngicas, nomeadamente as suas caracterizações patológicas e respectivos tratamentos farmacológicos.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Micoses Superficiais

Piedra Branca

A Piedra branca é uma infecção superficial do pêlo, causada pelos fungos leveduriformes do género Trichosporon: T. inkin, T. beigelli ou T. mucoides. É caracterizada pela formação de nódulos em volta do cabelo de cor clara e consistência macia. Ocorre principalmente em regiões tropicais e sbtropicais e está directamente relacionada com a falta de higiene.

  • Sintomatologia

Esta patologia afecta os pêlos das virilhas e das axilas, o fungo fica em redor da haste do pêlo e forma um nódulo branco a castanho ao longo do fio de cabelo. Os nódulos são macios e pastosos e podem ser facilmente removidos se forem puxados em direcção à ponta do fio de cabelo. Esta infecção não danifica a haste do pêlo.

  • Diagnóstico

Após a realização do exame microscópico, se este revelar hifas, artroconídios e /ou leveduras com brotamento, o pêlo infectado deve ser colocado em meio micológico sem cicloeximida (a cicloeximida inibe o Trichosporon spp.). O Trichosporon spp. forma colónias enrugadas, secas e de coloração creme, após 48 a 72 horas de incubação á temperatura ambiente. As várias espécies de Trichosporon podem ser identificadas da mesma maneira com outros isolados de leveduras.  
  
Visualização microscópica de Trichosporon spp

  • Tratamento

O tratamento pode ser realizado com azóis para aplicação tópica. Apesar da melhoria nos hábitos de higiene e a depilação do pêlo infectado refutar a necessidade de tratamento clínico. 

Sem comentários:

Enviar um comentário