Tinea Nigra
A tinea nigra é uma feoifomicose superficial causada pelo fundo negro, Hortaea werneckii (ex- Exophiala werneckii). As crianças e os adultos jovens são mais frequentementes afectados, com maior incidência no sexo feminino. Esta patologia tem maior prevalência nas regiões tropicais ou subtropicais
- Sintomatologia
A Tinea nigra aparece como mácula solitária, irregular, pigmentada (castanha a negra), geralmente nas palmas das mãos, plantas dos pés e/ou bordas dos dedos.
Manifestação típica de Tinea nigra |
- Diagnóstico
Este tipo de micose é facilmente diagnosticado por exame micorcópico das escamações da pele colocadas em hidróxido de potássio a 10% ou a 20%. As hifas pigmentadas e as formas de leveduras são confinadas às camadas externas do estracto córneo e são facilmente detectadas em cortes corados pela hematoxilina e eosina.
- Tratamento
A resolução espontânea é rara. Uma abordagem mais conservadora usando a combinação de preparações queratolíticas com antifúngicos tópicos são igualmente eficazes. Curiosamente, o uso tópico da droga antiparasitária, tiabendazol, também tem sido relatado como útil, assim como agentes antifúngicos sistémicos como itraconazol e terbinafina, podem, eventualmente, não ser necessários.
Sem comentários:
Enviar um comentário