Acerca de mim

A minha foto
Este blog está a ser desenvolvido por alunos do 3º Ano de Farmácia, do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito da Unidade Curricular Farmacoterapia I. Neste espaço pretendemos abordar, ao longo do semestre, informação útil acerca de Infecções Fúngicas, nomeadamente as suas caracterizações patológicas e respectivos tratamentos farmacológicos.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Micoses Cutâneas

Onicomicoses

A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos.  As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou objectos contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente húmido, escuro e aquecido, encontrado dentro do calçado fechado, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.

  • Sintomatologia

Existem várias formas de manifestação das onicomicoses. Veja abaixo alguns dos tipos mais frequentes:   

  • Descolamento da borda livre:  a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica ôca. Pode haver acumulação de material sob a unha. É a forma mais frequente.  
  • Espessamento:  as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma, pode ser acompanhada de dor e levar ao aspecto de "unha em telha" ou "unha de gavião".
  • Leuconíquia:  manchas brancas na superfície da unha.  
  • Destruição e deformidades:  a unha fica frágil, quebradiça e ficando deformada. 
  • Paroníquia ("unheiro"):  o contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície.
  • Paroníquia ("unheiro"):  o contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície.
Manifestação dos vários tipos de onicomicoses

  • Diagnóstico

O exame mais utilizado para confirmar a infecção, num paciente com quadro sugestivo, consiste na raspagem da unha acometida e exame do material por microscopia após adição de hidróxido de potássio a 10% ou a 20% e o isolamento dos organismos em cultura.


  • Tratamento

Os medicamentos utilizados para o tratamento podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou vernizes. Casos mais avançados podem necessitar de tratamento via oral, sob a forma de comprimidos. Os sinais de melhora demoram a aparecer, pois dependem do crescimento da unha, que é muito lento. As unhas dos pés podem levar cerca de 12 meses para se renovar totalmente e o tratamento deve ser mantido durante todo este tempo. A persistência é fundamental para o sucesso do tratamento.  

Sem comentários:

Enviar um comentário