Acerca de mim

A minha foto
Este blog está a ser desenvolvido por alunos do 3º Ano de Farmácia, do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito da Unidade Curricular Farmacoterapia I. Neste espaço pretendemos abordar, ao longo do semestre, informação útil acerca de Infecções Fúngicas, nomeadamente as suas caracterizações patológicas e respectivos tratamentos farmacológicos.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Micoses Superficiais

Pitiríase versicolor

Também vulgarmente conhecida como "micose da praia" ou "pano branco", a Pitiríase versicolor é uma micose que, ao contrário do que se pensa, não é adquirida na praia ou piscina. O fungo (Pityrosporum orbiculare, anteriormente designado por Malassezia furfur) causador da doença habita a pele de todas as pessoas e, em algumas delas, é capaz de se desenvolver causando a doença. As áreas de pele mais oleosa, como a face e a porção superior do tronco são as mais frequentemente atingidas. Dado que este fungo se desenvolve com maior facilidade a temperaturas elevadas e em condições de humidade, a pitiríase costuma manifestar-se particularmente no Verão, em pessoas sensíveis, visto que o seu aparecimento é favorecido pelos suores excessivos.


  • Sintomatologia
Manifestação típica de Pitiríase versicolor
A manifestação típica desta doença corresponde ao aparecimento de uma série de manchas que se localizam essencialmente no peito, ombros, costas, braços, pescoço ou face (áreas mais oleosas da pele). Embora estas manchas tenham a tendência para serem pequenas e apresentarem limites difusos, com o passar do tempo, costumam com alguma frequência unir-se entre si, revestindo superfícies mais extensas. Além disso, a epiderme das zonas afectadas descama-se com muita facilidade e, por vezes, as manchas provocam ardor.
A característica que mais evidencia a doença é a alteração, com o passar do tempo, da cor das manchas, o que justifica o facto de a doença denominar-se "versicolor". Na maioria dos casos, as manchas têm uma tonalidade mais clara do que a pele saudável à sua volta, já que o Piiyros- poron orbiculare perturba a passagem dos raios solares que produzem melanina, o pigmento cutâneo. Ainda que, normalmente, sejam manchas rosas ou castanhas, em alguns casos, são brancas ou amarelas.


  • Diagnóstico
Visualização microscópica Pityrosporum orbiculare
O diagnóstico laboratorial é feito pela visualização directa dos elementos fúngicos no exame microscópico das escamas epidérmicas em hidróxido de potássio a 10%. Os organismos são, geralmente, numerosos e podem ser visualizados com coloração pela hematoxilina e eosina ou pelo método do ácido periódico de Schiff. As lesões também apresentam fluorescência quando expostas à lâmpada de Wood.


  • Tratamento
Normalmente, esta infecção trata-se com agentes tópicos com sulfureto de selénio (2%), terbinafina ou outros antifúngicos como o cotrimazol, econazol, miconazol ou tioconazol. As recidivas são comuns podendo ser necessário repetir o tratamento. Nos casos mais severos, ineficácia ou intolerância ao tratamento tópico, torna-se útil o recurso ao tratamento oral. Em geral, obtém-se uma boa resposta com itraconazol (200mg/dia durante 7 dias) ou cetaconazol.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Tenho uma dúvida: Existe alguma relação entre artroconídios e o Malassezia furfur (causador da pitiríase versicolor)?

    Obrigado,

    Guilherme

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Guilherme

    O fungo Malassazevia furfur é um microrganismo exclusivamente antropotrofílico, que
    cresce como levedura em brotamento, embora algumas vezes sejam observadas
    formas em hifas. Sendo os artroconídios ou artrósporo resultantes da fragmentação de uma hifa septada pode-se que dizer que estão relacionadas.
    Espero ter esclarecido a sua dúvida. Obrigado pelo comentário e continue a visitar.

    ResponderEliminar
  3. Agradeço muito a informação que está colocada de maneira técnica e, ao mesmo tempo, didática. Mais uma vez, parabéns pelo blog.

    Tendo em vista sua explicação, é possível dizer que o resultado de um exame de laboratório positivo para artroconídeos indique a presença de pitiríase versicolor? (Levando em conta outras manifestações clínicas, como despigmentação da pele, por exemplo.)

    Quais outras doenças causadas por fungos, com resultado comprovado de artroconídeos, poderiam estar relacionadas?

    Obrigado,

    Guilherme

    ResponderEliminar
  4. ola,porque ela nao pode ser desenvolvida atraves na praia a micose?ja que o mito existe de prevalencia em praias?

    ResponderEliminar