Acerca de mim

A minha foto
Este blog está a ser desenvolvido por alunos do 3º Ano de Farmácia, do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito da Unidade Curricular Farmacoterapia I. Neste espaço pretendemos abordar, ao longo do semestre, informação útil acerca de Infecções Fúngicas, nomeadamente as suas caracterizações patológicas e respectivos tratamentos farmacológicos.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Micoses Superficiais

Piedra Negra

A Piedra negra é uma infecção superficial do pêlo, o agente causal desta patologia é Piedraia hortae. Este organismo é bastante incomum e tem sido reportada em áreas tropicais da América Latina e África Central. O seu desenvolvimento está directamente relacionado com a falta de higiene.

  • Sintomatologia

Manifestação de Piedra negra
Esta patologia apresenta-se como pequenos nódulos negros que ficam em torno do da haste do pêlo. É assintomática e envolve, geralmente, os pêlos do couro cabeludo. A massa das hifas é presa por uma substância semelhante ao cimento e contém ascos e ascósporos.

  • Diagnóstico

O exame do nódulo revela hifas pigmentadas e ramificadas presas por uma substância semelhante ao cimento. O fungo P. hortae pode ser cultivado em meio micológico de rotina.

Visualização microscópica de P. hortae

  • Tratamento

O tratamento da piedra negra é facilmente feito por um corte de cabelo e lavagens regulares.

1 comentário: